PORTAL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

PORTAL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE é o espaço que disponibiliza informações das vigilâncias epidemiológica, ambiental, saúde do trabalhador e sanitária voltadas para a consulta de dados e documentos de interesse público, tanto para profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes, quanto para jornalistas e cidadãos, sempre pautado na Lei da Transparência e na Política Social.

Essas informações podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária de Minas Gerais, como um processo contínuo e progressivo de melhoria das ações do Sistema Único de Saúde (SUS), envolvendo a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos municípios e pelo Estado. Além de contribuir na organização e fortalecimento das equipes de vigilância em saúde de todo território.

 

NOVAS NOTICIAS

Até o momento são 29.724 casos suspeitos para COVID-19 e 261 casos confirmados. Há em investigação 23 óbitos e um óbito foi confirmado. 

**Óbitos em investigação: óbitos suspeitos de COVID-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 43 óbitos suspeitos, sendo 19* descartados para COVID-19. *Número corrigido em razão de duplicidade verificada nos registros oficiais.

Em relação ao óbito confirmado: Trata-se de paciente do sexo feminino, 82 anos, residente no município de Belo Horizonte. Ela foi internada no Hospital Biocor em Nova Lima em 21/03/20, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório, sendo transferida para UTI em 23/03/20. Foi coletado Swab para pesquisa de COVID-19 em 23/03. A paciente apresentava comorbidades: doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. Óbito ocorrido em 29/03/20. Exame de swab detectável para COVID-19 feito em laboratório privado.

Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, a partir de 23/03/2020 o Boletim Informativo Diário COVID-19 publicará o detalhamento apenas dos casos confirmados.

Ressaltamos que a distribuição dos casos suspeitos por município, bem como casos descartados e notificados, serão atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus - “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais".

A partir de 27/03/2020 os casos suspeitos de COVID-19 passaram a ser notificações no E-SUS VE, novo sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Considerando o processo de transição e a instabilidade do novo sistema, ainda não é possível extrair um relatório completo, que detalhe o número de casos por município. Assim que possível, as informações serão atualizadas.

DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19 SEGUNDO MUNICÍPIO DE RESIDÊNCIA, MINAS GERAIS, 2020

N=261                    

Município de residência

n

Belo Horizonte

163

Betim

5

Boa Esperança

1

Bom Despacho

1

Campo Belo

1

Campos Altos

1

Carmo do Cajuru

1

Contagem

5

Coronel Fabriciano

1

Curvelo

1

Divinópolis

9

Extrema

1

Governador Valadares

2

Guimarânia

1

Ipatinga

1

Juiz de Fora

13

Lagoa da Prata

2

Mariana

2

Muriaé

1

Nova Lima

19

Patrocínio

1

Poços de Caldas

2

Sabará

3

Santa Luzia

1

São João del Rei

2

Serra do Salitre

1

Sete Lagoas

2

Timóteo

1

Uberaba

3

Uberlândia

10

Unaí

1

Em investigação

3

Acesse o boletim informativo; clique aqui.

Terminologias:

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA
Incapacidade de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos OU pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos).

CASO IMPORTADO
Caso importado- Infecção ocorreu fora do município de residência.

TRANSMISSÃO LOCAL
A identificação do caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção seja conhecida OU até a 4ª geração de transmissão.

Fonte: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

 
What do you want to do ?
New mail

Por Jornalismo SES-MG